Honrando a grande tradição naval Genovesa, a Regatta Garibaldi reuniu em abril de 2010 embarcações de diversas classes e nacionalidades no porto de Gênova, Itália.
Talls Ships, navios altos, são embarcações tradicionais a vela, tais como os veleiros, utilizados comumente em regatas e treinamentos. Os italianos os chamam também os Tall Ships de “navi dagli alti alberi”, referindo se as altas árvores necessárias para construir os mastros.
Conheça alguns barcos. (Fotos: Larissa Acatauassú)
Conheça alguns barcos. (Fotos: Larissa Acatauassú)
Pongoria - O veleiro Pongoria, de bandeira holandesa, possui 49,52m e foi construído em 1980. Movido à vela, foi concebido para um projeto educacional da marinha. Atualmente tem capacidade para 50 tripulantes é operado pela Associação Polonesa de Treinamento de Vela. (www.pogoria.pl)
Tenacious - Com 66,56m e 3 velas, o Tenacious é tido como o maior navio de madeira no mundo. O navio inglês oferece acessibilidade para portadores de necessidades especiais, incluindo cadeirantes, possuindo amplos decks planos e elevadores. Há uma bússola que fala para membros cegos da tripulação e radares com rastro brilhante para a tripulação de amblíopes. Alarme vibrador e loop de indução (hearing loop) foram instalados para tripulação com dificuldades auditivas.
Em 25 anos de operação formou 25.000 pessoas para o mar, incluindo 10.000 pessoas com deficiências físicas e 5.000 com cadeiras de rodas. (www.jst.org.uk)
Kaliakra - Veleiro da Bulgária com 52,37m de comprimento construído no estaleiro de Gdansk, na Polônia, em 1984. Propriedade do Centro de Formação Marítima búlgaro, o navio foi concebido para a formação de alunos da Academia Marítima em Varna - futuros oficiais da frota mercante Búlgara.
Participou em muitas ocasiões das regatas Tall Ships Races, organizada pela International Sailing Training Association (ISTA) e Sail Training International. Pelos inúmeros bons resultados o navio adquiriu popularidade internacional. Durante a Regata Colombo 1992 para celebrar o 500 º Aniversário da descoberta da América,o Kaliakra navegou duas vezes o Oceano Atlântico e terminou em terceiro lugar geral entre os 143 navios .
O navio já recebeu a bordo inúmeras celebridades, chefes de Estado, e membros de famílias reais. (www.bmtc-bg.com)
Palinuro - Lançado em 1934 em Nantes, França, o navio originalmente tinha três mastros com velas frente e ré e era utilizado no comércio através do Oceano Atlântico, entre a França e a América do Norte. Em 1950 o navio foi adquirido pela Marinha italiana que o transformou em um navio de treinamento, após uma reconstrução radical realizada no estaleiro da Marinha em La Spezia.
O Palinuro participa desde 1996 de regatas Tall Ships como parte de seu programa de treinamento, alcançado alguns resultados notáveis. O lema do navio é Faventibus Ventis - ventos favoráveis. (http://www.marina.difesa.it)
Oosterschelde - Este fantástico veleiro Holandês com 48,62 metros, foi construído em 1918, em Rotterdam. É o último representante da grande frota que navegava sob a bandeira holandesa no início do século 20. Seu nome é derivado da parte oriental do rio Schelde, que flui da França para o mar através da Bélgica e da Holanda.
Oosterschelde é o maior veleiro restaurado holandês, um monumento para a construção naval holandesa e da navegação marítima à vela.
Como um cargueiro realizou o transporte de centenas de toneladas de carga, incluindo tijolos, arenque e bananas. Em 1921, o navio foi vendido, mudando de mãos três vezes e convertido em um motor-sailer antes de ser comprado em 1988 e restaurado a sua antiga glória. O navio foi lançado oficialmente em 1992 por Sua Alteza Real Princesa Margriet. (www.oosterschelde.nl)
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OK BETO, POUCOS CONHECEM SOBRE ESSAS EMBARCAÇÕES CLÁSSICAS VERDADEIRAS OBRAS DE ARTE FLUTUANTES, QUE FAZ LEMBRAR O TEMPO ONDE O MAR SÓ OFERECIA ESPAÇO PARA A CORAGEM E A AUDÁCIA. HOMENS DE AÇO EM BARCOS DE MADEIRA.
ResponderExcluirEM VERDADE O GOVERNO DO ESTADO DEVERIA, INTELIGENTEMENTE, DILIGENCIAR UM REGATA DE TALL SHIP ONDE O PORTO DE CHEGADA FOSSE SALVADOR, ESSES NAVIOS ALÉM DE SEREM UM ATRAÇÃO A PARTE, POSSUEM UMA TRIPULAÇÃO NUMEROSA, QUE DURANTE A ESTADIA DEIXARIA RENDA EM NOSSA CIDADE.
PARABÉNS HUMBERTO PELA POSTAGEM E PELO BLOG
Vi esta maravilha na travessia de Guarujá para Santos no dia 01/04/2013 fundeado em frente ao Iate Clube de Santos do lado das balsas sem comentarios é muito muito ..... é demais David Spiegel
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