Tram de Nice - Exemplo de VLT

A cidade de Nice, na Franca, possui um excelente exemplo de transporte público – O TRAM, um tipo de Veículo Leve sobre Trilho.  
O TRAM liga rapidamente diversos pontos da cidade e pode ser acessado facilmente por que chega pela estação de Trem. 
Como toda boa cidade turística da Europa, próximo a estação de trem encontra-se um receptivo turístico com infomação de como circular pela cidade. 
Mas chegue a Nice com moedas trocadas, para comprar sua passagem de TRAM. As máquinas automáticas de Ticket têm dificuldade de aceitar cartão e os comerciantes próximos à estação de trem não trocam dinheiro.

TRAM de Nice - Exemplo de transporte público


O que é TRAM ?

O TRAM é um sistema de transportes sobre trilhos comumente associado ao VLT – Veículo Leve sobre Trilho. A diferença básica entre eles é que o TRAM trafega por trechos de ruas dividindo espaço com demais veículos. O VLT por sua vez trafega em linhas separadas do Trafégo, assim como o Trem e o metrô.
O TRAM é um sistema de transporte mais barato e mais fácil de construir em relação ao metrô, apesar transportar menos passageiros. É também mais leve e faz curvas com mais facilidade, agredindo menos à paisagem e poluindo menos. Outra grande vantagem do TRAM é utilizar pontos de paradas semelhantes aos de ônibus, às margens das calçadas.
Por essas características o TRAM é um sistema de transportes ideal para centros históricos, que exige cuidados para não agredir o entorno.

Leia Também:
   -O que é VLT?
   -Itália

Um comentário:

  1. Beto,

    Achei bem interessante suas postagens sobre as perspectivas de meios de transportes na França, até porque o assunto é bastante atual, no nosso caso, e faz-se necessário mudanças urgentes.Enfim, são modelos que fazem parte da rotina de uma cidade que podem ser adaptados para a nossa realidade.
    Continuo adorando o seu blog. Parabéns pelas iniciativas e postagens interessantes.

    Leyla Alban

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...