O que é VLT?

O VLT - Veículo Leve sobre Trilhos é um tipo de trem menor e mais leve, e tal como o metrô é voltado principalmente para o transporte de passageiros em centro urbanos. Por ser menor e rodar sobre uma infraestrutura de trilhos mais simples, o VLT é um meio de transporte mais barato e mais fácil de construir em relação ao Trem e ao metrô.

O TRAM de Nice é um exemplo de VLT

O VLT possui também grandes vantagens quando comparado ao ônibus, entre as quais a menor poluição, tanto sonora quanto atmosférica, menor custo de manutenção, mais velocidade e conforto ao passageiro, induzindo motoristas a deixar o carro em casa, e utilizar o transporte público. 
A utilização de Veículo VLT se encontra em expansão em várias cidades do mundo. No Brasil diversas cidades possuem projetos para implantação de VLT.

E o que é BRT?

BRT – Bus Rapid Transit, é o Ônibus circulando em vias separadas do Tráfego.  A separação do Ônibus do tráfego comum aumenta sua velocidade e melhora o tempo de transporte. Para aumentar a capacidade de passageiros o BRT utiliza ônibus articulados. 
O BRT também pode utilizar recursos vistos em meio de transportes mais modernos tais como: passagem pré-paga, estação de embarque, e integração com outras linhas.  Um dos maiores exemplos de BRT no Brasil é visto em Curitiba. 
Este transporte de média capacidade, apesar de ser menos confortável e eficiente do que um sistema  sobre trilhos, é ideal para integração com estações de Metrô.

BRT em Curitiba -  Ônibus em vias separadas do Tráfego

Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...