Ilha do Marajó


Sobre a Ilha
Localizada no Estado do Pará, norte do Brasil, Marajó é a maior ilha fluviomarinha do mundo, banhada ao mesmo tempo pela foz dos rios Amazonas, Tocantins e o Oceano Atlântico. Com quase 50000 km² o arquipélago é maior que alguns estados brasileiros. 

Natureza
A Paisagem do Marajó é exuberante e variada: planícies com campinas, praias de rio e de mar, floresta cortadas por rios e furos. A fauna também é muito rica destacando-se pássaros como o guará, garças, além de muitos peixes. Nas extensas planícies, que ficam alagadas entre fevereiro e maio, encontramos o maior rebanho de Búfalos do país, para produção de carne e leite.  

Cultura
Marajó tem uma cultura rica representado pela Cerâmica Marajoara e danças folclórica como o Carimbó e Lundu.  
Na culinária local destacam-se os excelentes peixes da região e a carne de Búfalo. O Filé Marajoara coberto com queijo, ambos de origem bubalina é um dos pratos mais celebrados. 

Lazer
A melhor opção de lazer é o contato com a natureza. Passeios de barco pelos rios e furos, praias de areia finas, visita a fazendas. O município de Soure é bastante visitado pelo centro de comércio e artesanatos. 
As praias da região são excelente, seja banhada pelo rio seja banhada por mar. Há sempre um restaurante servindo petiscos da região, acompanhada por uma cerveja gelada. A praia do pesqueiro, próxima a Soure, é uma das melhores da região.
O passeio de barco pelos rios e a visita a fazendas de búfalos é um passeio bastante recomendado.
Praias do Marajó

Onde Ficar
  • Pousada Aruaque - Construída em estilo rústico e bem hospitaleira, a pousada Aruaque dispõe de uma boa infra-estrutura para conhecer a Ilha de Marajó. Localizada às margens do rio Paracauarí, em frente a Soure, possui boa localização facilitando sua chegada a partir de Belém- Porto de Camará e a saída para passeio pela Ilha.  O dono da pousada é um grande conhecedor da ilha, e dá dicas e informações para qualquer tipo de aventura. www.pousadaaruaque.com.br
  • Pousada dos Guarás - Bem ao estilo eco-resort, a pousadas dos guarás é uma boa opção para que tem família e quer ficar afastado da cidade.  Possui boa estrutura com restaurante, praia, piscina e centro de convenções. www.pousadadosguaras.com.br
  • Hotel Ilha - O Hotel é uma boa opção de hospedagem na cidade de  Soure , com boa infra-estrutura e localização. Endereço:  Segunda travessa, nº 10 - Centro  Telefone: (91) 3741-1315

    Dicas
    A infraestrutura turística da ilha do Marajó infelizmente ainda não é muito desenvolvida, por isso quem se dispõe a conhecer a ilha deve se preparar ao estilo simples e rústicos dos hotéis.
     A travessia de barco é longa, com duração  de 4 a 6 horas, mas a paisagem é bastante compensadora.


    Um comentário:

    1. Adorei a pousada Aruaque em Marajo!!! O Paulo e todos que trabalham com ele sao otimos. O Paulo sabe tudo da historia do Para, aprendi tanto, a Gigi faz um peixinho fresquinho espetacular, o Chumbinho eh otimo guia ... amei Marajo e pretendo voltar e ficar na Aruaque de novo :)
      Obrigada por tdo!!! Boa semana pra vcs.
      Abs

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...