De carro até a Ilha do Marajó

Trajeto de balsa até a ilha

Chegar de carro até a Ilha de Marajó não é complicado. O roteiro, que inclui uma travessia de balsa, é muito utilizado por quem deseja ir às cidades de Soure e Salvaterra. 

Balsa para o Marajó e terminal hidroviário do Camará
O embarque da balsa é realizado na orla de Icoarací, próximo à região metropolitana de Belém, partindo em direção ao terminal hidroviário de Camará, na ilha de Marajó. Recomenda-se a compra antecipada de passagens, que pode ser feita em um posto na rodoviária de Belém. (Maiores informações em Henvil.com.br).

Embarque da balsa em Icoarací
A saída do Terminal Hidroviário de Icoarací para o Marajó é realizada pela manhã, as 6:30h. Saímos com uma hora de antecedência, pois o local fica à aproximadamente 20 km do centro de Belém. Após o embarque do carro, feito de marcha-ré, é obrigatória a acomodação dos passageiros na parte superior da embarcação. Algumas balsas oferecem, além da classe comum, uma classe especial, paga a parte, com ar-condicionado e poltronas mais confortáveis.

Balsa para o Marajó - classe comum
O trajeto de balsa é de grande beleza. Do convés, avistam-se diversas embarcações, assim como a paisagem da baía. Um dos meus trechos favoritos é de uma pequena praia localizada em uma ilhota na baia.

Vista do trajeto de balsa para o Marajó
Chegando ao terminal de Camará, seguimos o trajeto de carro até a cidade de Salvaterra.  As estradas nesta parte do Marajó são tranquilas e pouco movimentadas no período. Como a malha rodoviária viária é pequena, não precisamos de mapa, bastando seguir o fluxo de veículos até o ponto de travessia de balsa para Soure, que é feito de hora em hora durante o dia. (Veja o roteiro no Google maps).

Rodovia PA-154 na ilha do Marajó
Uma das vantagens para quem vai de carro para Ilha de Marajó é a facilidade de acesso à algumas pousadas e restaurantes, além da possibilidade de ir até algumas praias, tal como Joanes e Pesqueiro. Contudo, é importante lembrar que a região entre Soure e Salvaterra possui uma oferta razoável de vans e táxis. Para quem vai como turista é interessante, portanto avaliar os custos da balsa, a quantidade de passageiros, os passeios pretendidos e a real necessidade do veículo.

Praias do marajó: Joanes e Pesqueiro
Custo da Balsa: carro pequeno R$ 108,10  (set 2015) - Duração da travessia: 3-4hs (conforme a maré).

Veja também: o que fazer no Marajó
Mais postagens sobre a Ilha de Marajó

Um comentário:

  1. https://www.airbnb.com.br/rooms/20025758

    Casa mobiliada, localização privilegiada no Bairro Centro de Soure, contendo sala de estar, sala de jantar, 01 quarto com ar condicionado e outro com ventilador, pátio grande, cozinha completa inclusive com fogão, geladeira, máquina de lavar, ferro elétrico, cafeteira elétrica e liquidificador, roupa de cama e toalhas. Crianças de até 5 anos não contam. Localizada próximo a restaurantes, bares, bancos, supermercados, farmácias, hospital, terminal hidroviário e praças. Não pode levar animais.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...