Forte de São Marcelo - Salvador


Salvador vista do Forte de São Marcelo

O Forte de São Marcelo, ou Forte do Mar, é um dos cartões postais mais conhecidos de Salvador. Erguido sobre o mar sobre um pequeno banco de arrecifes próximo a costa, a fortificação destaca-se pela sua forma circular, cercado pelo mar. 

Entrada do Forte São Marcelo e parede circular erguida sobre o mar
O forte, que teve sua construção iniciada no século XVII, para defesa da cidade contra invasões holandesas, é tombado como patrimônio histórico desde 1938, pelo SPHAN (atual IPHAN). 


Formas circulares do Forte São Marcelo
Restaurado e aberto a visitação desde 2004 o Forte de São Marcelo possui uma vista privilegiada de Salvador, propiciando fotos maravilhosas. O passeio é mais bem aproveitado em dias de sol, preferencialmente no fim de tarde, quando o por do sol produz um belo cenário nas encostas de Salvador. 

Salvador vista do Forte São Marcelo


FORTE NOVAMENTE FECHADO

Infelizmente o acesso ao Forte São Marcelo está fechado desde março de 2011. Não há previsões de retorno as atividades.  Quando em funcionamento, o acesso ao Forte São Marcelo era feito de barco, a partir do Terminal Marítimo, próximo ao Mercado Modelo. A visita custava 10 reais (em 2011), incluindo travessia e visitação.


Mais Fotos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...