Ônibus italiano com portas larga e piso plano e o bilhete de transporte integrado. |
Na Itália, assim como em muitas cidades da Europa, o ônibus urbano tem piso plano, sem a necessidade de escadas de acesso. Os veículos param próximo ao nível da calçada e alguns abaixam um pouco para facilitar a entrada e saída de pessoas. As portas são amplas e não existem catracas facilitando o acesso rápido e seguro do usuário. Não existem cobrador, nem dinheiro dentro do ônibus. A passagem é paga através de bilhetes comprados em diversos pontos da cidade, que permitem a integração com vários ônibus e outros meio de transporte, por um determinado período de tempo, 60 ou 90 minutos, suficientes para ir de um lado ao outro da cidade. O controle do uso de bilhetes é feito por máquinas que carimbam a hora de uso e de fiscalização dentro dos ônibus.
No Brasil, a maioria dos ônibus urbanos tem piso elevado, pois foram fabricados sobre uma plataforma semelhante à de caminhão. O acesso, é feito por vários degraus. A porta é estreita e controlada por catraca e cobrador. O embarque de passageiros é lento e perigoso, e frequentemente pessoas sofrem acidentes ao entrar ou sair, muitas vezes com o veículo em movimento. O uso de dinheiro dentro dos ônibus atrai assaltos. A integração é pouca, e a utilização de bilhetes eletrônicos gera enormes filas de para recargas, no caso de Salvador.
Com todas essas diferenças fica a dúvida: Existe ônibus no Brasil?
Com todas essas diferenças fica a dúvida: Existe ônibus no Brasil?
Plataforma de um ônibus utilizado no Brasil. Quase um caminhão. |
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