Existe ônibus no Brasil?

Comparado com os ônibus vistos em outros países, os veículos utilizados no Brasil estão longe do mínimo necessário para transportar pessoas com segurança.

Ônibus italiano com portas larga e piso plano e o bilhete de transporte integrado.
Na Itália, assim como em muitas cidades da Europa, o ônibus urbano tem piso plano, sem a necessidade de escadas de acesso. Os veículos param próximo ao nível da calçada e alguns abaixam um pouco para facilitar a entrada e saída de pessoas. As portas são amplas e não existem catracas facilitando o acesso rápido e seguro do usuário. Não existem cobrador, nem dinheiro dentro do ônibus. A passagem é paga através de bilhetes comprados em diversos pontos da cidade, que permitem a integração com vários ônibus e outros meio de transporte, por um determinado período de tempo, 60 ou 90 minutos, suficientes para ir de um lado ao outro da cidade. O controle do uso de bilhetes é feito por máquinas que carimbam a hora de uso e de fiscalização dentro dos ônibus. 

No Brasil, a maioria dos ônibus urbanos tem piso elevado, pois foram fabricados sobre uma plataforma semelhante à de caminhão. O acesso, é feito por vários degraus. A porta é estreita e controlada por catraca e cobrador. O embarque de passageiros é lento e perigoso, e frequentemente pessoas sofrem acidentes ao entrar ou sair, muitas vezes com o veículo em movimento. O uso de dinheiro dentro dos ônibus atrai assaltos. A integração é pouca, e a utilização de bilhetes eletrônicos gera enormes filas de para recargas, no caso de Salvador.
        Com todas essas diferenças fica a dúvida: Existe ônibus no Brasil?



Plataforma de um ônibus utilizado no Brasil. Quase um caminhão.
Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...