A antiga estação da estrada de Ferro Sorocabana abriga atualmente a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a OSESP. O prédio, tombado como patrimônio Histórico, está localizado no Centro de São Paulo, próximo ao Museu de Arte Sacra e Pinacoteca.
Após uma bem sucedida restauração, o imponente edifício, projetado em 1925 e concluído em 1938, recebeu uma sala de concerto capaz de abrigar apresentações de padrão internacional, tornando-se uma das mais importantes casas de concertos do País – A Sala São Paulo.
Visitar a Sala São Paulo é uma fantástica opção de lazer aos amantes da música, da arquitetura e da cultura. Seu projeto acústico é tão sofisticado que a sala foi dotada de um forro móvel para melhor ajuste do som.
Uma excelente opção para quem deseja conhecer o edifício histórico e ainda aproveitar um pouco da orquestra sinfônica é o ensaio aberto ao Público, realizado toda quinta feria pela manhã. A um custo mais acessível é possível assistir a orquestra em um clima bastante descontraído, e observar um pouco o dia a dia dos músicos, em uma rotina que não vê nos espetáculos.
Os músicos chegam aos poucos antes do horário, alguns carregando seus instrumentos. Vestem roupas comuns, jeans, camisetas, pólo – assim como o público. O maestro regente, chega, passa instruções e começa o ensaio. Frequentemente repassa trechos da música pedindo aos músicos ajustes na forma de tocar.
O ensaio obviamente é muito diferente de uma grande apresentação – se por um lado não é possível assistir toda sinfonia, pode-se perceber um lado diferente da orquestra, e ainda conhecer a Estação. O custo e horário torna também a visita uma excelente opção um passeio diurno para toda família, incluindo as crianças.
Dica:
Além do ensaio aberto ao público, a Orchestra faz concertos matinais e a preços reduzidos. Consulte a agenda da OSESP no site.
Site oficia da OESP: http://www.osesp.art.br/ Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário