Ilha do Marajó - Show de Carimbó e Lundu




Quando estive no Marajó em 2007, tive a felicidade de assistir a um autêntico show de Carimbó apresentado pelo Grupo de Tradição Marajoara Cruzeirinho, formado por jovens da região.
 O Carimbó, típico da cultura do Pará, é uma manifestação cultural que envolve dança, música, e trajes típicos.
 O show se inicia com a apresentação da Banda e do Grupo, que entra dançando Carimbó no salão. Os trajes típicos do Carimbo são vistos no grupo: As mulheres usam blusas de renda Branca saias coloridas com estampas florais, enquanto os homens usam calças dobradas e camisas estampadas. Todos os dançarinos apresentam-se descalços.
 A dança, segundo historiadores, foi criada pelos índios Tupinambás, sendo influenciada posteriormente pelos escravos ganhando um ritmo mais agitado e elementos do Brasil colonial. O termo Carimbó vem do nome dado pelos índios aos tambores que acompanham a dança.
Em seguida foram apresentadas outras danças folclóricas. O Lundu Marajora é uma dança de origem africana, tocada com os mesmo instrumentos do Carimbó.  Os rapazes vestidos de Vaqueiros mostraram suas habilidades com Laço, na Dança do Vaqueiro do Marajó.
 Encerrando o show,  foi apresentado a Lenda da Mulher Cheirosa. Segundo os nativos da ilha, a Mulher Cheirosa aparece de madrugada e surpreende os cablocos que andam desprevenidos com seu cheiro, que o faz desmaiar. Um pescador me jurou que era mesmo verdade, e que aconteceu com um colega dele. –Ahh! Se eu contar essa em casa... –Querida, voltei de manhã porque encontrei uma mulher cheirosa...
Melhor arrumar outra desculpa. 

O show foi realizado na inauguração da Pousada Aruaque e minhas fotos foram disponibilizadas em www.pousadaaruaque.com.br\cruzeirinho


Imagens do marajó:
http://viagemefotos.blogspot.com/2009/12/imagens-do-marajo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...