Procissão de San Giovanni - Gênova, Itália

    No dia 24 de junho ocorre a tradicional procissão religiosa em homenagem a San Giovanni, patrono da cidade de Gênova. Em destaque, abrindo o cortejo desfilam os chamados “Cristos barrocos”, grandes imagens de Cristo crucificado, ricamente adornadas, carregadas por grupos locais. 
    A procissão sai da Catedral de San Lorenzo até o Porto Antico, retornando novamente a catedral. Juntamente como os religiosos seguem as relíquias de San Giovanni, que durante o restante do ano repousam em uma capela da Catedral.
Catedral de San Lorenzo em Gênova


Grupo Histórico e Cristo barroco
Cristi barocchi
Saída da procissão e relíquias do santo
Procissão chega ao Porto
Imagens no Porto Antico

História de São João

João Batista foi um pregador judeu do início do século I, citado pelo historiador judaico-romano Flávio Josefo (37-100 d.C.) e pelos os autores dos quatro Evangelhos.
Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João era filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e é considerado, principalmente pelos cristãos ortodoxos, como o "precursor" do prometido Messias, Jesus Cristo.
A importância do seu nome, João, advém do seu significado que é "Deus é propício". Apelidaram-no "Batista" pelo fato de pregar um batismo de penitência (Lucas 3,3). Batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o batismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adaptados pelo cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...