Viagem a Ilha do Marajó – pequeno relato de um viajante

Nosso passeio começou no terminal de barcos, próximo a estação das Docas, no centro de Belém. O barco para a Ilha do Marajó sai cedo, e a luz das primeiras horas do dia torna a paisagem do rio ainda mais especial. O trajeto até o porto de Camará dura em média 4 horas, conforme o regime das marés. Apreciamos a vista do rio, com praias, pássaros, e o intenso fluxo de barcos de diversos tipos e tamanhos: Barcaças, balsas graneleiras, barcos de passageiro, pesqueiros e barcos de famílias ribeirinhas, utilizados para todo fim.


Do porto de Camará, nossa primeira parada na Ilha do Marajó, seguimos de carro até a praia do Joanes, próximo ao município de Salvaterra. Almoçamos peixe frito, em um pequeno restaurante na beira da praia. Um pequeno barco a vela cruzava praia, possivelmente pescando o almoço do dia seguinte.

Seguimos então para a pousada, uma pequena propriedade rústica, administrada por um amante da Ilha Marajó. Descansamos um pouco e ficamos admirando o Rio Paracauari por um tempo. Pouco mais tarde, seguindo sempre a hora da maré, fizemos um passeio de lancha voadeira pelos ‘‘furos’’ que são estreitos riachos que atravessam matas e ligam rios, servindo comumente de atalho. O passeio de barco é de grande beleza, devido à proximidade da mata e a sinuosidade do caminho.

No fim de tarde, Garças e Guarás sobrevoavam o rio de um lado para o outro, enquanto o som de revoadas de periquitos alegravam a paisagem.

Quando se vai ao Marajó deve-se ter duas coisas em mente. A primeira é que a natureza regerá sua vida, seus horários, sua comida e seu conforto. E a natureza é imprevisível - desliga a energia elétrica, provoca chuvas torrenciais, destrói telhas, caminhos, vias e barcos. A segunda coisa é conforto. As comodidades urbanas não viajam de barco, não cruzam rios nem sobrevivem as chuvas e outras surpresas da naturezas. Se você deseja cama King-size, ar-condicionado, lanchonete e TV a cabo, é melhor ficar em casa.
Para quem vai contudo, a experiência é compensadora. E foi isso que aconteceu. 

Apesar da forte chuva à noite, o passeio continuou no dia seguinte fizemos uma excursão a uma fazenda onde se cria búfalos. Leia um pouco mais dessa aventura, que inclui passeio de barco e à cavalo, em: Vaquejada de Búfalos no Marajó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...