Lavagem do Bonfim



A homenagem ao Nosso Senhor do Bonfim, é uma das maiores e mais tradicionais manifestações culturais do verão de Salvador.
A tradicional lavagem ocorre na 2ª quinta-feira de janeiro, após o Dia de Reis, sendo em 2012 comemorada no dia 12.
A festa tem início na Igreja da Conceição da Praia, onde Baianas em trajes típicos saem em cortejo em direção a Colina sagrada, onde fica a Igreja do Bonfim. O trajeto tem aproximadamente 6 km.
Ao chegar a Igreja tem-se início ao ritual da Lavagem. As baianas, que carregam na cabeça vasos com Água de Cheiro (flores, alfazema e água), lavam as escadarias e a entrada da Igreja. Fiéis cantam o hino de louvor ao Senhor do Bonfim. Após as homenagens as pessoas se divertem em bares e festas próximas ao percurso, dando início a parte profana da lavagem.
A tradição de lavar as escadarias da igreja com água-de-cheiro tem origem no trabalho dos escravos, que faziam a limpeza do local para a novena em louvor ao Senhor Crucificado. A lavagem foi proibida pela Arquidiocese de Salvador entre o período 1889 e 1950, devido ao sincretismo com o Candomblé.
Pessoas de diversas religiões acompanham a procissão assistem as homenagens, tornando a manifestação um grande exemplo do Sincretismo Religioso no estado da Bahia.


VEJA TAMBÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...