Com a atual situação caótica do Trânsito de Salvador, o rodízio de veículos parece ser a única solução para evitar que o trânsito pare de vez. Contudo, ao comparar o tamanho da frota em relação a outras cidades que adotam a restrição, esta solução atesta a falta de planejamento e investimentos concretos no sistema de transportes urbano.
São Paulo é um conhecido exemplo brasileiro da prática de rodízio veículos. Adotado desde 1997, o chamado Rodízio Municipal é aplicado de segunda a sexta feira, das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas, impedindo a circulação de veículos conforme o número da placa e o dia da semana.
Em Salvador, apesar de possuir uma frota 9 nove vezes menor, a idéia tem sido discutida por alguns políticos. Desconsidera-se o fato de Salvador não possuir alternativas de transportes públicos. Não possui metrô, os trens urbanos atende precariamente parte do subúrbio, as ciclovias são apenas para lazer, e os ônibus não dispõem de pistas exclusivas, salvos por alguns acessos.
SALVADOR
|
SÃO PAULO
|
||
POPULAÇÃO
|
3.574.804
|
11.316.149
|
|
Frota de
veículos
|
756.040
|
7.136.844
|
|
METRO
(Km)
|
-
|
74,3
|
|
TREM (Km)
|
13,5
|
260,8
|
|
Fonte: IBGE (população),
DETRAN BA e SP (veículos), METRO-SP, CPTM-SP e CBTU (trens). Out 2011.
Observando a tabela acima, verifica-se
ainda que a população de São Paulo é três vezes maior que a de Salvador. A
metrópole paulista dispõe de um razoável sistema de transportes urbanos: 74 km
de linhas de Metrô, e 260 Km de trens, ônibus, e ciclovias. O rodízio, aparente inevitável, mostrou-se
ineficiente devido ao crescimento contínuo de sua frota.
O Rodízio de veículos é uma solução
fácil, mas paliativa. Basta apenas um decreto, ao invés de planejamento,
projeto e investimentos concretos. Salvador necessita de um sistema de
transportes que atenda sua população e não o interesse empresarial. Ônibus
precisam de pistas exclusivas e bilhetes integrados. A população demanda
transportes rápidos, eficientes e de alta capacidade, como o Metrô e o VLT. Bicicleta
é um meio de transportes viável, que precisa de atenção e de ciclovias.
Somente através de um sistema de
transporte integrado e eficiente, as pessoas poderão abrir mão dos carros e utilizar outras
formas de locomoção.
*O Autor é Arquiteto, Urbanista, Especialista em Gestão de Infra-estrutura
de Transportes. Conhece na prática sistemas de transportes em diversas cidades do
mundo.
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