Rodízio de Carros em Salvador


Com a atual situação caótica do Trânsito de Salvador, o rodízio de veículos parece ser a única solução para evitar que o trânsito pare de vez. Contudo, ao comparar o tamanho da frota em relação a outras cidades que adotam a restrição, esta solução atesta a falta de planejamento e investimentos concretos no sistema de transportes urbano. 


São Paulo é um conhecido exemplo brasileiro da prática de rodízio veículos. Adotado desde 1997, o chamado Rodízio Municipal é aplicado de segunda a sexta feira, das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas, impedindo a circulação de veículos conforme o número da placa e o dia da semana. 

Em Salvador, apesar de possuir uma frota 9 nove vezes menor, a idéia tem sido discutida por alguns políticos. Desconsidera-se o fato de Salvador não possuir alternativas de transportes públicos. Não possui metrô, os trens urbanos atende precariamente parte do subúrbio, as ciclovias são apenas para lazer, e os ônibus não dispõem de pistas exclusivas, salvos por alguns acessos.

SALVADOR
SÃO PAULO
POPULAÇÃO
3.574.804
11.316.149
Frota de veículos
756.040
7.136.844
METRO (Km)
-
74,3
TREM (Km)
13,5
260,8
Fonte: IBGE (população), DETRAN BA e SP (veículos), METRO-SP, CPTM-SP e CBTU (trens). Out 2011.

Observando a tabela acima, verifica-se ainda que a população de São Paulo é três vezes maior que a de Salvador. A metrópole paulista dispõe de um razoável sistema de transportes urbanos: 74 km de linhas de Metrô, e 260 Km de trens, ônibus, e ciclovias.  O rodízio, aparente inevitável, mostrou-se ineficiente devido ao crescimento contínuo de sua frota.

O Rodízio de veículos é uma solução fácil, mas paliativa. Basta apenas um decreto, ao invés de planejamento, projeto e investimentos concretos. Salvador necessita de um sistema de transportes que atenda sua população e não o interesse empresarial. Ônibus precisam de pistas exclusivas e bilhetes integrados. A população demanda transportes rápidos, eficientes e de alta capacidade, como o Metrô e  o VLT. Bicicleta é um meio de transportes viável, que precisa de atenção e de ciclovias.

Somente através de um sistema de transporte integrado e eficiente, as pessoas poderão abrir mão dos carros e utilizar outras formas de locomoção.


*O Autor é Arquiteto, Urbanista, Especialista em Gestão de Infra-estrutura de Transportes. Conhece na prática sistemas de transportes em diversas cidades do mundo.


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